quarta-feira, 30 de maio de 2018

História e Carreira do jogador Tote Barreto um guerreiro do futebol da região.


Filho de Alderico Batista de Araújo e de Maria do Socorro Barreto de Araújo em 05/12/1968 nascia Aristoteles Barreto de Araújo Sarmento mais conhecido como Tote Barreto. Nascido na cidade de João Pessoa/PB Tote Barreto vinha ao mundo para fazer história no futebol.


O atleta se apaixonou pelo esporte quando tinha apenas 1 ano de idade que foi quando ganhou a sua primeira bola de futebol, Tote Barreto começou no futsal e de lá pra cá veio se agigantando no esporte, começou jogando com colegas em campinhos pela a cidade, na rua e em sua escola. Em entrevista com o atleta o mesmo nos relatou que desde quando ganhou a sua primeira bola não parou mais no futebol foi uma paixão intensa em sua vida.

Todos temos obstáculos em qualquer objetivos que tentarmos conquistar, sempre haverá alguma dificuldade pelo meio do caminho para tentar nos parar. No caso de Tote Barreto a sua maior dificuldade foi a situação precária dos campinhos onde treinava com os seus colegas que não tinham a mesma modernidade que temos nos tempos de hoje, com o passar do tempo as coisas começaram melhorar e ai sim Tote Barreto começou a mostrar a sua habilidade com belos dribles e raciocínios rápidos.



Com 6 anos de idade o atleta foi morar com os seus avós na cidade de São Paulo/SP, aos 9 anos Tote Barreto voltou para a sua cidade natal João Pessoa/PB. Ao chegar na cidade paraibana o atleta entrou para a escolinha do Cabo Branco e lá foi onde tudo começou em sua carreira nos gramados.



Tote Barreto nos relatou que em seu primeiro dia na escolinha levando pelo seu vizinho o responsável pelo projeto chegou até ele e perguntou qual era a sua posição no futsal, o atleta respondeu que era centroavante, todos ali presentes no local riram do jovem, foi uma situação bastante constrangedora para Tote Barreto.



O atleta nos contou que o treinador da escolinha na época em tom irônico falou para ele “Você entra já” Tote Barreto quando entrou no treino logo em seu primeiro lance balançou as redes o que chamou a atenção do treinador, o mesmo parou o treino e foi direto ao encontro do atleta explicar as posições pois Tote Barreto vinha até então do futsal, vendo isso o responsável pelo projeto teve que explicar as posições corretas do futebol de campo.



Foi ali que começou a carreira de Tote Barreto nos gramados, o atleta já dava show no futsal mas agora buscava o mesmo nos campos, aos 9 anos de idade Tote Barreto demostrava leveza e habilidade nos lances, com isso apareceram as primeiras competições nos gramados para o atleta chegando a jogar em vários estados brasileiros. Tote Barreto sempre teve o apoio da sua família e isso sem dúvidas para um jovem atleta era essencial.




O atleta sempre teve uma boa relação com os seus companheiros de equipes, Tote Barreto era respeitado e também respeitava os seus companheiros no qual mantem amizade até hoje. Como todo jovem jogador sempre tem o seu ídolo no caso de Tote Barreto o jogador que se espelhava era o grande Zico um dos maiores nomes do futebol brasileiro naquela época.


Tote Barreto participou de testes no decorrer da sua carreira, o atleta passou pelo Nacional onde conseguiu entrar na categoria juvenil, ainda jogando pelo Nacional Tote Barreto fez um teste no Corinthians SP lá o atleta também passou e ficou por 3 anos nas categorias juvenil e juniores. O primeiro clube profissional que Tote Barreto defendeu em grandes competições foi o Potiguar de Mossoró/RN no ano de 1988 quando tinha 20 anos de idade.


Tote Barreto teve uma grande passagem pelo Pauferrense clube da cidade de Pau dos Ferros/RN, a equipe foi formada no ano de 1996 valorizando os atletas da casa e um desses atletas era Tote Barreto. No começo não foi muito bom para o atleta pois o mesmo teve problemas com Wassil Mendes até então treinador da equipe naquela época, com esse problema com o treinador Tote Barreto acabou sendo afastado do Pauferrense, o atleta não vinha tendo espaços no clube comandado por Wassil Mendes.

Após a saída de Wassil Mendes Tote Barreto foi reintegrado ao clube, com a entrada de Didi Duarte no comando do Pauferrense as coisas começaram a fluir com uma equipe bem preparada fazendo assim bons campeonatos. Por opção do treinado Tote Barreto entrava no segundo tempo, o atleta nos relatou que sempre respeitou a decisão de Didi Duarte o mesmo dizia que Tote Barreto entrava para incendiar a partida com muita velocidade e habilidade.

FERNANDINHO E TOTE BARRETO
S.E. PAUFERRENSE 1996

CANIDEZINHO E TOTE BARRETO
S.E. PAUFERRENSE 1996

TOTE BARRETO E LULÚ
S.E. PAUFERRENSE 1996

O Pauferrense ficou em 3º Lugar no campeonato perdendo apenas para o ABC da cidade de Natal/RN pelo placar de 3x2 onde a equipe de Pau dos Ferros/RN jogava pelo empate, Tote Barreto balançou as redes aos 46 minutos do segundo tempo mas o lance foi anulado pelo bandeirinha Milton Otaviano no qual foi bastante criticado pelo clube na partida. O Pauferrense continua na história ao ser o primeiro clube profissional da cidade de Pau dos Ferros/RN.

S.E. PAUFERRENSE - PAU DOS FERROS/RN

Tote Barreto foi revezando as suas atividades entre futsal e futebol de campo, o atleta conquistou vários títulos ao longo da sua carreira tanto paraibanos como potiguares. A decisão mais complicada que Tote Barreto tomou em sua carreira foi ficar entre os estudos e o futebol, o atleta acabou escolhendo o futebol decisão essa que Tote Barreto se arrepende profundamente.


Em Campina Grande/PB Tote Barreto passou por um grande aperto na partida entre Treze e Botafogo-PB, a partida estava empatada em 1x1 então Tote Barreto conseguiu fazer o gol da virada para o Botafogo-PB e em sua comemoração o atleta foi junto aos amantes do Treze, comemorando em cima dos torcedores. A saída do Estádio foi tensa para Tote Barreto, os torcedores do Treze ameaçavam constantemente o atleta e para não ser agredido Tote Barreto teve que ser retirado de camburão do local.



O atleta nos falou que se estivesse em atividade hoje o clube que queria jogar era o Corinthians devido a pendencia que teve em sua infância na equipe paulista onde foi dispensado injustamente e sem justificativa. Finalizamos a nossa pequena entrevista com o atleta com a seguinte pergunta: O que mudou no Tote Barreto de antigamente para o Tote Barreto dos dias de hoje?

O atleta nos respondeu: O Tote Barreto de antes não pensava muito, o Tote Barreto de hoje pensa mais antes de fazer em questão dentro de campo. Graças a Deus fui um atleta exemplar nunca bebi, nunca fumei, meu preparo físico era 101% mas tinha um defeito que era ter pavio curto, então hoje eu penso mais.


Hoje com 49 anos Tote Barreto cursa o 6º período de Educação Física o mesmo busca recuperar o tempo perdido, na época em que estava na base do Corinthians Tote Barreto treinou por várias vezes junto aos profissionais, mas mesmo assim o atleta não conseguiu oportunidade no clube. O comandante na época do Corinthians era Jorge Vieira. Tote Barreto nos relatou que nunca sofreu lesão grave em seu corpo foram apenas torções durante a sua carreira. Aos 49 anos o atleta continua na ativa no futebol participando de amistosos e grandes competições master da região.


Hoje Tote Barreto mantem uma escolinha de futsal na cidade de Tenente Ananias/RN onde ensina tudo o que sabe para os futuros prodígios do esporte. A maior paixão de Tote Barreto é a sua família, sua esposa Elba e seus filhos Ian, Luan e Murilo Barreto.

Desde já agradecemos grandemente ao atleta Tote Barreto pela atenção e confiança em nosso trabalho.

3 comentários: